Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Publicado: Sábado, 19 de Julho de 2014, 11h07 | Última atualização em Quinta, 27 de Agosto de 2015, 10h12

1. O que é a eleição para escolha do Logotipo/Marca da Unifesspa?

A eleição para a escolha do Logotipo/Marca da Unifesspa é regida pelo Edital n.º 01/2015 – PROEX – Concurso para escolha do Logotipo/Marca da Unifesspa, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), com o apoio de uma Comissão Organizadora legalmente constituída por representantes dos Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos. O objetivo desta eleição é definir o Logotipo e/ou a Marca a ser usada nos mais variados materiais, tamanhos e peças de comunicação, tais como folders, cartazes, painéis, placas, impressos, pastas, capas de agendas em couro, crachás, sítios eletrônicos, documentos oficiais, diplomas, vestuário e outras peças definidas pela Administração Superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2. Por que realizar uma eleição para definir o Logotipo/Marca da Unifesspa?

É sabido, que a identidade institucional de uma IFES é de suma importância para dinamizar o relacionamento com a Comunidade Acadêmica e o público externo. Criada pela Lei nº 12.824, de 5 de junho de 2013, a Unifesspa ainda não possui identidade visual definida. Assim, acreditamos que o melhor caminho para a definição desta identidade visual institucional é envolver a Comunidade Acadêmica e o público externo em um processo de seleção transparente, feito de forma legal, democrática e com ampla participação da sociedade.

3. Quais os critérios para concorrer?

As inscrições de propostas foram realizadas no período de 18/05/2015 a 10/07/2015, regidas pelo Edital n.º 01/2015 – PROEX – Concurso para escolha do Logotipo/Marca da Unifesspa. Entre outras exigências técnicas e conceituais, a proposta de Logotipo/Marca deve levar em consideração, em sua composição, uma identificação política, ecológica, cultural e/ou histórica com as Regiões Sul e Sudeste do Pará.

4. Quem pode votar?

O princípio basilar de uma eleição é o direito à ampla participação democrática e de igualdade de condições entre todos os que estão aptos a votar. O processo de escolha do Logotipo/Marca garante que os membros da Comunidade Acadêmica da Unifesspa (Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos) possam ter esse direito básico da democracia moderna respeitado.
Por conseguinte, optou-se por fazer um processo eleitoral baseado na tecnologia da informação. Isto é, uma urna eletrônica virtual será disponibilizada através do acesso ao SIGAA -Unifesspa, o SIGAA-Eleição. Nesta interface será possível obter, antes de votar, a visualização e os conceitos histórico/estético/artísticos de cada proposta, permitindo a ampliação e uma melhor visualização da imagem, bem como outras informações sobre a eleição.
Poderão votar todos os membros da comunidade acadêmica da Unifesspa, que possuam cadastro prévio no SIG- Unifesspa.
A comunidade acadêmica poderá acessar a página usando o login pessoal.
Dessa forma o voto é secreto, único, pessoal e intransferível. Mesmo no caso de o membro da comunidade acadêmica possuir duplo vínculo com a instituição (estudante/técnico ou estudante/docente), só poderá votar uma única vez.

5. O voto será obrigatório?

Não, o voto será facultativo. Os membros da Comunidade Acadêmica da Unifesspa que porventura não participarem da eleição não sofrerão nenhum tipo de prejuízo às suas atividades profissionais ou estudantis.

6. Será possível votar em branco?

Sim, haverá a opção do voto em branco neste processo eleitoral, caso o eleitor não opte por nenhuma das propostas inscritas, ou por quaisquer outros motivos. Entretanto, este tipo de voto será considerado inválido e não terá poder de anular a eleição. Mesmo que a maioria dos votos computados seja de votos em branco, as normas para 1º e 2º turnos continuarão sendo aplicadas às propostas com maior número de votos válidos.

7. Quem pode concorrer?

As inscrições estiveram abertas no período de 18/05/2015 a 10/07/2015, regidas pelo Edital supracitado. Com exceção de membros da Comissão Organizadora e parentes até o terceiro grau, qualquer pessoa poderia se inscrever, desde que respeitando os requisitos do Edital.
Foram homologadas 44 (quarenta e quatro) propostas pela Comissão Organizadora. Os concorrentes são de várias regiões do país, havendo inscrições provenientes de cidades como Marabá/PA, Redenção/PA, Belém/PA, Teresópolis/RJ, Uberlândia/MG, Fortaleza/CE, Rio de Janeiro/RJ, São Gonçalo/RJ, Goiânia/Go e São Borja/RS, como é possível verificar acessando o site do SIG-Eleição (sigeleicao.unifesspa.edu.br).

8. Qual o período de votação e como será a apuração dos votos?

As propostas serão submetidas à votação eletrônica, em 1° turno, a ser realizada pela página do SIG-Eleição (sigeleicao.unifesspa.edu.br) no período de 01 de setembro de 2015 à 01 de outubro de 2015 (30 dias).
A apuração e divulgação da quantidade de votos do 1º turno ficará sob responsabilidade da Comissão Organizadora, no prazo máximo de 03 (três) dias, após o término da votação.
Os 03 (três) trabalhos com maior votação em 1º turno, concorrerão em 2º turno, no período de 07 de outubro de 2015 a 21 de outubro de 2015 (15 dias).
A apuração e divulgação da quantidade de votos do 2º turno ficará sob responsabilidade da Comissão Organizadora, no prazo máximo de 03 (três) dias, após o término da votação.
A proposta mais votada será encaminhada ao CONSUN, Conselho Universitário, para a homologação final, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, após a divulgação do resultado do 2º turno.
O membro da comunidade acadêmica poderá acessar o site e, consequentemente votar, a qualquer hora do dia ou da noite.

9. Qual a premiação?

O Logotipo/Marca vencedor (classificado em 1º lugar e homologado pelo CONSUN) receberá um prêmio no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) , além de certificado de premiação e troféu. A Unifesspa premiará com troféus e certificados os 10 (dez) primeiros colocados na votação como estímulo a participação.
registrado em:
Fim do conteúdo da página